LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características principais do Regime do Simples Nacional.
ser obrigatório
abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
disponibilização às ME/EPP de sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS e, a partir de janeiro de 2012, para constituição do crédito tributário;
apresentação de declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais;
recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação - DAS;
Para que ocorra suspensão do Crédito Tributário, segundo o artigo 151 do Código Tributário Nacional, faz-se necessário o surgimento de uma das modalidades enumeradas nos incisos do referido artigo. Sobre a Moratória, analise as assertivas a seguir:
I- A doutrina define-a como prorrogação de prazo para pagamento de tributos, ou seja, dilação do prazo de vencimento do tributo, que pode-se dar tanto antes do decurso do prazo originalmente previsto como depois.
II- A moratória somente pode ser concedida em caráter geral: a) pela pessoa jurídica de direito público competente para instituir o tributo a que se refira; b) pela União, quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando simultaneamente concedida quanto aos tributos de competência federal e às obrigações de direito privado;
III- A lei concessiva de moratória não pode circunscrever expressamente a sua aplicabilidade à determinada região do território da pessoa jurídica de direito público que a expedir, ou a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos.
Marque a alternativa correta:
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Sobre as modalidades de suspensão do crédito tributário analise as afirmações a seguir:
I- O depósito do montante integral do crédito exigido pela fazenda não necessariamente pressupõe a existência de um litígio, já instaurado ou na iminência de ser.
II- A instauração de um Processo Administrativo Fiscal (PAF), bem como os recursos previstos nas legislações reguladoras desses processos não é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
III- O parcelamento constitui causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário aplicando-se, subsidiariamente, as disposições comuns relativas à moratória.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação III está correta.
Com base no estudo de Direito Tributário, analise as afirmações abaixo:
I- a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais, mas depende do fato de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais ou da administração direta de seus bens ou negócios.
II- salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária depende da intenção do agente ou do responsável e a pena dela derivada será graduada conforme ou grau de seu comprometimento.
III- a denúncia espontânea exclui a responsabilidade pela infração, a qualquer tempo.
Marque a alternativa correta.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:
I- feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;
II- feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;
III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
ser obrigatório
abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);
disponibilização às ME/EPP de sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS e, a partir de janeiro de 2012, para constituição do crédito tributário;
apresentação de declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais;
recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação - DAS;
Para que ocorra suspensão do Crédito Tributário, segundo o artigo 151 do Código Tributário Nacional, faz-se necessário o surgimento de uma das modalidades enumeradas nos incisos do referido artigo. Sobre a Moratória, analise as assertivas a seguir:
I- A doutrina define-a como prorrogação de prazo para pagamento de tributos, ou seja, dilação do prazo de vencimento do tributo, que pode-se dar tanto antes do decurso do prazo originalmente previsto como depois.
II- A moratória somente pode ser concedida em caráter geral: a) pela pessoa jurídica de direito público competente para instituir o tributo a que se refira; b) pela União, quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando simultaneamente concedida quanto aos tributos de competência federal e às obrigações de direito privado;
III- A lei concessiva de moratória não pode circunscrever expressamente a sua aplicabilidade à determinada região do território da pessoa jurídica de direito público que a expedir, ou a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos.
Marque a alternativa correta:
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Sobre as modalidades de suspensão do crédito tributário analise as afirmações a seguir:
I- O depósito do montante integral do crédito exigido pela fazenda não necessariamente pressupõe a existência de um litígio, já instaurado ou na iminência de ser.
II- A instauração de um Processo Administrativo Fiscal (PAF), bem como os recursos previstos nas legislações reguladoras desses processos não é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
III- O parcelamento constitui causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário aplicando-se, subsidiariamente, as disposições comuns relativas à moratória.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação III está correta.
Com base no estudo de Direito Tributário, analise as afirmações abaixo:
I- a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais, mas depende do fato de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais ou da administração direta de seus bens ou negócios.
II- salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária depende da intenção do agente ou do responsável e a pena dela derivada será graduada conforme ou grau de seu comprometimento.
III- a denúncia espontânea exclui a responsabilidade pela infração, a qualquer tempo.
Marque a alternativa correta.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:
I- feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;
II- feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;
III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Sobre as modalidades de suspensão do crédito tributário analise as afirmações a seguir:
I- O depósito do montante integral do crédito exigido pela fazenda não necessariamente pressupõe a existência de um litígio, já instaurado ou na iminência de ser.
II- A instauração de um Processo Administrativo Fiscal (PAF), bem como os recursos previstos nas legislações reguladoras desses processos não é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
III- O parcelamento constitui causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário aplicando-se, subsidiariamente, as disposições comuns relativas à moratória.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação III está correta.
Com base no estudo de Direito Tributário, analise as afirmações abaixo:
I- a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais, mas depende do fato de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais ou da administração direta de seus bens ou negócios.
II- salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária depende da intenção do agente ou do responsável e a pena dela derivada será graduada conforme ou grau de seu comprometimento.
III- a denúncia espontânea exclui a responsabilidade pela infração, a qualquer tempo.
Marque a alternativa correta.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:
I- feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;
II- feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;
III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação III está correta.
Com base no estudo de Direito Tributário, analise as afirmações abaixo:
I- a capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais, mas depende do fato de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais ou da administração direta de seus bens ou negócios.
II- salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária depende da intenção do agente ou do responsável e a pena dela derivada será graduada conforme ou grau de seu comprometimento.
III- a denúncia espontânea exclui a responsabilidade pela infração, a qualquer tempo.
Marque a alternativa correta.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:
I- feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;
II- feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;
III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
Nenhuma das afirmações está correta.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Lançamento é o ato administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o sujeito passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível.
Quanto às modalidades de lançamento, marque a alternativa que melhor apresenta a ordem abaixo:
I- feito por iniciativa da autoridade administrativa, independentemente de qualquer colaboração do sujeito passivo;
II- feito em atuação conjunta da Administração e do sujeito passivo da obrigação tributária; é feito em face de declaração fornecida pelo contribuinte ou por terceiros;
III- corresponde a tributo cuja iniciativa de apuração e de pagamento competem ao sujeito passivo, devendo ser homologado por parte da autoridade administrativa.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
Declaração - Ofício - Homologação
Homologação - Declaração - Ofício
Homologação - Ofício - Declaração
Ofício - Declaração - Homologação
Ofício - Homologação - Declaração
Segundo o art. 113 do CTN, a obrigação tributária é principal ou acessória. Assinale o item correto quanto as características das obrigações tributárias.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
A obrigação principal decorre de lei tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
A obrigação acessória, impõe somente a prática de ato que não configure obrigação principal.
A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo, prestação de obrigações acessórias ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.
A obrigação acessória, decorre da legislação tributária e surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
Não se pode pensar em gestão tributária sem, antes, entender os princípios constitucionais do Direito Tributário vigentes na CF/1988. Sobre esta temática analise o conceito abaixo e assinale a alternativa que melhor identifica tal princípio:
"garante que a tributação deve ser maior ou menor dependendo da essencialidade do bem. Este princípio possui aplicação obrigatória quanto ao IPI e facultativa para o ICMS e o IPVA. Neste último o princípio é visível, a cada ano, quando da divulgação da tabela do IPVA vigente em cada exercício financeiro".
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
Princípio da legalidade
Princípio da seletividade
Princípio da isonomia
Princípio da anterioridade
Princípio da irretroatividade
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas. As taxas...
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições especiais.
não poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de impostos.
poderão ter base de cálculo própria de contribuições de melhoria.
Assinale a alternativa que completa corretamente a ideia. De acordo com o Art. 145 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão impostos. Os impostos...
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Conforme estudado até o momento, as formas de extinção do crédito tributário, estão dispostas no art. 156 do CTN. Sobre elas, analise as colunas abaixo associando os termos aos conceitos e marque a alternativa que melhor apresenta a sequência correta.
1. Pagamento
(__) Trata-se de um acerto de contas entre credores e devedores recíprocos, desde que atendidos os requisitos legais.
2.Compensação
(__) É a forma direta de extinção da obrigação tributária e do crédito tributário, é o cumprimento da prestação que corresponde ao seu objeto, e, consistindo a obrigação tributária principal em uma obrigação de dar
3.Remissão
(__) Liberação da dívida por ente competente, sendo, pois, verdadeiro ato de perdão da dívida
4.Decadência
(__) Ocorre quando o Poder Judiciário reconhece que o crédito tributário não é devido pelo contribuinte ou responsável, numa situsação onde não há intyerposição de recurso pela fazenda pública no prazo de lei estabelece e a sentença transita em julgado.
5.Decisão judicial passada em julgado
(__) Perda do direito material pelo seu titular, pelo seu não exercício durante um certo tempo.
não necessitam ter caráter pessoal e nem ser graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
necessariamente, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
sempre que possível, serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, mas não terão caráter pessoal.
sempre que possível, terão caráter pessoal e mas não serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.